quinta-feira, 22 de abril de 2010

50 anos de Brasília



Parabéns Brasília!




Fala sério, um feriadão não deu para escrever. Fui à Festa. Na verdade alguem me disse que o Simple Red estaria no Pontão do Lago para um show. Fui não os vi, mas me deliciei com um maravilhoso fim de tarde. Estava com uma amiga, comemos pipoca doce enquanto fazíamos uma tour pelo local, fizemos algumas fotos. Mas e a aniversariante, Brasília estava em festa, difícil estacionar. Passei no Centro de Convenções, e vi a Feira de Artesanato, nacional e internacional, um luxo só. Adorei. Não nos aventuramos mais devido a grande dificuldade de estacionamento. Na esplanada não fomos. Mas sei que foi muito bom, pelas notícias e pelas toneladas de lixos que tiraram de lá, trabalho para a galera do SLU (Serviço de Urbana do DF).

A cidade foi muito festejada, pelo Governo do Distrito Federal e também pelo movimento Outros 50, movimentos paralelo dos artistas locais Foram 2500 pessoas aderindo com sua arte. Neste evento tentei chegar, haviam muitos frenquentadores. Fui e vc?

Destaco a maravilhosa foto ( a primeira) estampada na capa do Correio Brazilense de 22/04/2010. O que vc acha?



segunda-feira, 19 de abril de 2010

MANHÃ DE ABRIL

Hoje pela manhã estava no afã de organizar o jardim cuidadr dos animais, não, não é um zoo. Tem 02 periquitos australianos, uma vira latinha, e uma quantidade razoavel de plantas. O imperador do jardim é o pe de jabuticaba o xodó. Então uma moça com um lindo sorriso, deu-me um "Bom Dia!" e pediu que a ajudasse comprando trufas. Sorri para ela retribui o cumprimento e lamentei estar acima do peso, mas diante da insistência cedi. Uns bombons deliciosos, tinham recheio de vários sabores morango, ameixa ente outros. Fiquei imaginando a força de vontade daquela jovem, bem vestida e falante sair de porta em porta a vender bombons, sabe Deus qual é sua dificuldade. Pelo menos empreenderora ela é.


Receita de economia de alimentos (case ed. ano 1 ed 18)

Bolinho de arroz:

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo

- 2 xícaras de (chá) de arroz cozido

- 1 colher (sopa) de cebola picada

- 2 colheres (sopa) salsinha

- 1/2 dente de alho

- sal a gosto

- 2 ovos

Preparo:

Misturar tos dos ingredientes e formar os bolinhos, Assar em forno por 50 minutos ou fritar em óleo quente.

Bom apetite!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Economia de alimentos

Para falar de desperdício de alimentos temos que nos reportar a uma matéria veiculada na revista "Como reaproveitar alimentos" Case editorial - ano 1 - Edição 18. Conta que "o Brasil é o campeão mundial de desperdício de alimentos. Todo ano, se joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida". Na minha infância ouvia que o país seria o celeiro do mundo. E continuam " quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, no armazenamento, em supermercados e cozinhas".
E por aí vai, começamos a pensar ainda pouco o morro em Niterói, veio abaixo destruindo moradias que estavam assentadas em um depósito de lixo desativado, muitas pessoas morreram e outras perderam todos os bens o país todo sofre e se mobiliza para socorrer as vítimas. Nem sei como se desativa um depósito, creio que se transformassem a parte aproveitável em adubo, a agricultura agradeceria. Bem mais isto é com a elite pensante do país. Após este breve comentário que tal uma receita para aproveitamento de lixo precioso que não valorizamos, a casca de ovo.
Bem, ensinam assim: Separe as cascas, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por uma pano fino. deve ficar como pó. Utilize uma colherinha em refogados, sopas, arroz, feijão, molhos etc.
O pó de ovo tem quantidade considerável de cálcio, que por sua vez é importante para as crianças ajudando no fortalecimento e crescimento dos ossos, gestantes auxiliando a nutrição na gravidez e amamentação e para os idosos, combate a osteoporose.

O PODER DO VERDE!

Gosto da natureza, sou curiosa em relação as pesquisas científicas quanto ao uso de algumas, acompanho a introdução das mesmas nos produtos de higiene, cosméticos e no caso dos temperos desde a descoberta do caminho marítimo para as Indias eram desejados, procurados e luxo de alguns, eram caros.
Deparei-me com uma matéria em uma revista e vou colocar aqui a utilidade e curiosidades de algumas:
Orégano - Originária do Mediterrâneo, segundo consta o seu perfume estimula o vigor e favorece aos indecisos, fortalecendo-os para suas escolhas. Esta erva juntamente com a majerona são usadas para a proteção da casa e reforça o amor. Presentear um deprimido com estas plantas melhora o seu humor pois estimula a alegria, eita plantinhas tudo de bom.
Não tenho preconceito contra o verde, evito as venenosas, convém lembrar que os índios são especialistas na utilização das plantas quando vivem nas matas, são uma nação forte, vigorosa e bonita.
Uns usam, bombons, outros cigarros e outros outras coisinhas mais, um vasinho de planta é inofensivo. Acredito! Depois conto mais.
Fonte: Bons Fluidos, Ed. Abril, março de 2010.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Que tal este por do sol!

É assim o por do sol do lado de cá do Distrito Federal.
Esta foto foi tirada da BR 070, próximo ao Setor "O". Ao fundo da para ver a Barragem do Descoberto. A foto Prestigiou a natureza posto que todo o demais ficou escurecido.
Várias vezes corri para ver o "por-do sol" deste lado muitas vezes é um presente aos olhos. Esta cidade precisa ser amada, cuidada, protegida somos uma população de 400 mil cidadãos, cada qual com seu sonho particular. E o direitos básicos a serem protegidos: saúde, educação, segurança.

domingo, 11 de abril de 2010

Siga-me!

Boa tarde!
Espero que tenha um bom domingo. Se vc acessou este blog sugiro tb que vá até o http://www.sonhadoresanonimos.blogspot.com/. Lá tem outros asssuntos e convido vc a participar, os assuntos não são regionalizados e fico esperando seus comentários. Obrigada.

Porque não?

É verdade, não entendo de moda parisiense, mas já li em algumas revistas sobre Coco Chanel - Grabrielle Bonheur Chanel e também sei que ela imortalizou o uso de um chapéu de abas curtas todo redondinho. E sempre me fiz esta pergunta "Porque não ?" quando vejo a beleza e elegância de certos desses adereços. O certo é que uso tem que ser moderado para não cair no ridículo.

Mas que sempre é útil, é. Aqui em Ceilândia as mulheres, muitas delas, usam chapéu, para se protegerem do sol, para criar um look, ou para esconder os cabelos. Não só chapéus como também utilizam sombrinhas. Graças, assim afastam os terriveis raios UVB, UV e não sei mais o que, câncer de pele vai para longe. Espertas estas mulheres. Acessório que deve ser utilizado não só pelas mulheres. Desde cedo implantei esta moda para os meus filhos.

Lembro quando viajamos, a família para o Rio de Janeiro, meu caçula só com 06 meses de idade, utilizava um lindo boné branco que na pressa para não perder a condução ficou no chão e deve ter sido um lindo presente para outro bebê. Nas férias seguintes era a filha do meio que foi fotografada ainda com 02 aninhos com a pedra da Urca de fundo e um lindo sorriso utilizando um chapéuzinho azul esta foto eu tenho. Hoje todos sabem a importância de se protegerem dos raios solares e lindos os três ficam na moda. A mãe agradece.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A padaria do bairro


Gente, Ceilândia é uma cidade interessante.

Algumas cenas que só observando. Na padaria do bairro tem uma porta de vidro, destas de estrutura feita de ferro retangulares, ao mesmo tempo que protegem permitem a passagem da luz solar e ajuda na segurança dos que lá estão.

Então é neste painel que a Comunidade tem o meio de comunicação, o interessado vem e cola ali o seu anúncio, de venda de casa, de compra de cama, guarda roupas, oferecem cursos é um espaço democrático.O meio de comunicação é gratuito, e funciona, passado uns dias alguem vai e coloca um xis rabiscado no anúncio provavelmente perdeu a finalidade.

domingo, 4 de abril de 2010

Cenas de Ceilandia City

Sábado à noitinha, um filme legal na tv, filme de ação "Celular" cenas eletrizantes. Assistia o filme com minha filha, assistia pela segunda vez já sabia da sequencia e estava gostando de ver a reação dela acompanhando a saga do mocinho de celular em punho tentando salvar primeiro uma mulher em perigo em mão de corruptos, depois a família toda, de repente... passa um carro destes que vendem vassouras, produtos de higiene, anúncio de supermercado da esquina. Não sei bem do que tratava mais cidade interiorana sabe como é todo mundo tenta defender o pão. E entre uma propaganda e outra, talvez até para descansar a mente da lavagem cerebral colocam uma música altíssima para chamar a atenção. No ápice da aventura na TV ecoa uma música sertaneja... "No meio da conversa... não é que minha filha num ímpeto colocou o rosto na janela e gritou - "Odeio esta música!!! Fez-se o silêncio. Olhei para ela que retribuiu o olhar e caímos na risada. Coisas do cotidiano.