sexta-feira, 16 de abril de 2010

Economia de alimentos

Para falar de desperdício de alimentos temos que nos reportar a uma matéria veiculada na revista "Como reaproveitar alimentos" Case editorial - ano 1 - Edição 18. Conta que "o Brasil é o campeão mundial de desperdício de alimentos. Todo ano, se joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida". Na minha infância ouvia que o país seria o celeiro do mundo. E continuam " quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esbanjamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, no armazenamento, em supermercados e cozinhas".
E por aí vai, começamos a pensar ainda pouco o morro em Niterói, veio abaixo destruindo moradias que estavam assentadas em um depósito de lixo desativado, muitas pessoas morreram e outras perderam todos os bens o país todo sofre e se mobiliza para socorrer as vítimas. Nem sei como se desativa um depósito, creio que se transformassem a parte aproveitável em adubo, a agricultura agradeceria. Bem mais isto é com a elite pensante do país. Após este breve comentário que tal uma receita para aproveitamento de lixo precioso que não valorizamos, a casca de ovo.
Bem, ensinam assim: Separe as cascas, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por uma pano fino. deve ficar como pó. Utilize uma colherinha em refogados, sopas, arroz, feijão, molhos etc.
O pó de ovo tem quantidade considerável de cálcio, que por sua vez é importante para as crianças ajudando no fortalecimento e crescimento dos ossos, gestantes auxiliando a nutrição na gravidez e amamentação e para os idosos, combate a osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário